Uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, Fomento Paraná, Paranacidade e Green Building Council Brasil (GBC BR), pretende viabilizar a instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica nas 4 mil escolas municipais de todo o estado.
O primeiro passo, através de parceria com a Copel e seu programa de Eficiência Energética, trata-se da análise das demandas das instalações das unidades de ensino, propondo alternativas mais modernas e eficientes, como por exemplo, adequações dos sistemas de iluminação e ar condicionado.
Finalizada esta etapa, o poder público municipal deve solicitar o Projeto do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica, a ser elaborado pela GBC BR. Os recursos serão disponibilizados pela Fomento Paraná, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, com apoio técnico e fiscalização da Paranacidade.
A iniciativa, que deve gerar economia para os municípios através do sistema de compensação de energia, também pretende difundir conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, mobilizando alunos e suas famílias em prol esta cultura.
O estágio inicial do projeto, onde devem ser instalados painéis solares em 180 escolas municipais, deve tornar o Paraná o segundo colocado mundialmente em capacidade de geração solar fotovoltaica instalada em instituições de ensino. A liderança se encontra com o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que conta com um programa de incentivos similar desde 2010.
Fonte: EPBR (Guilherme Serodio) - 06/09/2019.